Tiago Pires, unanimemente considerado o melhor surfista português de sempre, esteve, na passada quinta-feira, na sede do Surf Clube de Viana. Pela primeira vez no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, teceu grandes elogios às condições desta infraestrutura bem como ao seu projeto de desenvolvimento, que considerou bem delineado e bem executado.

“O CAR Surf tem boas instalações. É um projeto bem estruturado e suportado em pessoas capazes de executá-lo com sucesso, potenciando Viana do Castelo e o mar português. É um edifício simbólico para o surf português e um exemplo para qualquer país do mundo”, refere Tiago Pires também conhecido por “Saca”.

“O surf é um desporto que está em ascensão e acho louvável a visão e a aposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, bem como de todas as pessoas que estão envolvidas, neste que é um projeto de futuro, de médio e longo prazo, e do qual poderão sair futuros campeões”, acrescenta.

Tiago Pires, em 2007, terminou em 5.º no ASP WQS (World Qualifying Series) e entrou no ASP World Tour. Sendo, assim, o primeiro e, até ao ano passado, o único português a chegar à elite mundial do surf. Depois de representar Portugal por sete anos consecutivos entre os melhores surfistas do mundo, decidiu, em 2016, aposentar-se da sua carreira internacional. Cheio de projetos pessoais e profissionais, mantém-se ligado ao surf e à formação da nova geração de surfistas.

Para João Zamith, presidente do SCV, “a convivência, ao longo de um dia, dos atletas de competição do clube com um ícone do surf como o Tiago foi de extrema importância e motivadora, pois foram partilhados conselhos e dicas sobre como ser-se bom numa modalidade dinâmica como o surf e que resultam da experiência. Em simultâneo, foram construídos momentos únicos e sonhos”.

Esta visita ao CAR Surf vianense faz parte da sua Tour de promoção da Quiksilver, o seu primeiro patrocinador e também o seu último patrocinador enquanto atleta internacional e que atualmente ainda o apoia. Um dos seus principais objetivos é levar o “Saca” até junto dos mais pequenos um pouco por todo o país. Sendo o SCV um parceiro da Quiksilver, Viana do Castelo era uma das visitas “obrigatórias”.