ORGANIZAÇÃO DO VIANA WORLD BODYBOARD CHAMPIONSHIPS TOMA MEDIDA INÉDITA NO CIRCUITO MUNDIAL

“Maldição” do nevoeiro ataca em Viana
e adia título mundial júnior para amanhã

O nevoeiro atacou hoje na Praia da Arda e impediu a realização daquele que seria o último dia do Viana World Bodyboard Championships, evento que atribui o título mundial de juniores da Association of Professional Bodyboarders (APB), obrigando a organização, a cargo do Surf Clube de Viana, a adiar a conclusão do campeonato para amanhã.

De facto, tudo estava preparado para arrancar às 8h30 mas só depois das 15 horas se reuniram as condições de visibilidade necessárias. Ainda se conseguiram realizar as duas meias finais, que apuraram para a bateria do título o espanhol Armid Soliveres e o brasileiro Luan Tavares (que derrotaram, respetivamente, o francês Noah Capdeville e o espanhol Javier Zerpa Domingues), mas foi uma aberta demasiado curta: a final ainda entrou na água mas, a 18 minutos do fim, o nevoeiro fechou completamente.

Refira-se que, à altura da interrupção forçada, o espanhol Armid Soliveres liderava a bateria com 15.65 contra 8.75 de Luan Tavares.

“O nevoeiro impediu-nos de fazer a final de juniores, pelo que decidimos tomar uma medida inédita no circuito mundial e prolongar a competição um dia além do inicialmente previsto. É um esforço enorme que se pede à organização, aos atletas e ao ‘staff’, mas que é necessário pois está em causa a decisão de um título mundial”, explicou João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana, a entidade organizadora do Viana World Bodyboard Championships.

Refira-se que um caso destes, em que o nevoeiro impediu a realização de uma prova, apesar de muito invulgar, teve precedente no início do mês, quando outra etapa do Mundial APB, o Sintra Portugal Pro, foi efetivamente interrompida antes das finais, no caso, open masculina e feminina, optando-se pela divisão regulamentar dos pontos e prémios monetários em disputa.

Amanhã, o Viana World Bodyboard Championships deverá arrancar às 8h30, imediatamente com os 18 minutos em falta que atribuirão o título mundial júnior.

Boas Ondas! Melhor Bodyboard