SCV empenhado numa organização do “EuroSurf Adaptive 2019” de referência

Estamos em contagem decrescente para o 1º Campeonato da Europa de Surf Adaptado, que terá lugar de 20 a 26 de maio próximo, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, e que vai contar com classificadores seniores do International Paralympic Committee (IPC) e da International Blind Sports Association (IBSA). 
Constituindo, assim, o primeiro evento oficial europeu para seleções de surf adaptado com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), do IPC, da IBSA e da International Surfing Association (ISA).
Entre as seleções confirmadas, estão a da França, a da Alemanha, a de Portugal, a da Itália e a de Espanha, sendo que os elementos destas últimas três ficarão alojadas no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana (CAR Surf).
Do programa, destaque para a competição, que vai desenrolar-se entre 21 e 25 de maio, na praia do Cabedelo, e para um seminário sobre classificação, orientado por classificadores do IPC, da IBSA e com assistência da ISA, a ter lugar no dia 18 de maio, no CAR Surf.
O principal objetivo deste seminário é sensibilizar, sobretudo os seus participantes, para o caminho que deverá seguir tanto o surf adaptado como os classificadores. Destinado principalmente a médicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, tem como um dos seus requisitos de participação a realização de um curso de iniciação ao desporto na Academia Online do IPC. 
Para José Manuel Lourenço, Presidente do CPP, “a organização deste campeonato, com bons critérios de classificação e com atletas de qualidade, poderá ser um contributo muito positivo e decisivo para a modalidade vir a ser paralímpica”. Acrescentando, “quanto mais participantes houver, maior também a possibilidade de alcançar este objetivo”.
Deseja, por isso, à organização e aos atletas “muita sorte”, pois acredita que “empenho, de certo, o têm”, “boas ondas e muita participação”.
O CAR Surf será a principal infraestrutura de apoio ao “EuroSurf Adaptive 2019”. Além de fornecer alojamento, será palco do seminário e de todas as outras ações de suporte ao campeonato, como assistência médica e avaliação.
A praia do Cabedelo, o CAR Surf e Viana do Castelo, pelo seu histórico recente, têm demonstrado terem excelentes condições para acolherem e potenciarem a evolução do surf adaptado.
Este campeonato tem organização do Surf Clube de Viana, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Boas Ondas! Melhor Surf!