Ondas muito boas, maiores e mais desafiantes, e espetáculo de surf adaptado de alto nível marcaram o dia de hoje do EuroSurf Adaptive, na praia do Rodanho, em Viana do Castelo.

Em termos de exibições e de liderança nas respetivas categorias em competição, destaque para o espanhol Marcos Tapia, que soma um total de 16,84, mantendo-se na liderança em AS4, e registando o total mais alto da geral; Nuno Vitorino continua a liderar em AS5, agora com 16.67; a francesa Kattel Ropert continua a distanciar-se, somando, 14.83 em AS5; o francês Eric D’Argente, em AS2, conseguiu reagir com uma ótima exibição ao resultado de ontem do galês Llywelyn Williams, registando um total de 14.17; o espanhol Aitor Francescena continua a liderar a AVSI, agora com 13.66; a vianense Marta Paço também se mantém na liderança da ASVI Ladies, somando 13.34; e o português Camilo Abdula também segue a liderar a AS1, agora com 12.33.

Marta Paço, que no final do heat em ASVI Ladies voltou a fazer a sua melhor onda, estava feliz com a sua exibição.

Hoje, também se realizaram sessões livres de surf adaptado. Desta vez os beneficiários, que foram utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, puderam experimentar surf pela primeira vez e ainda tiveram oportunidade de apoiar a Marta Paço e de conviver com outros competidores do 1st European Adaptive Surfing Championship.

International Adaptive Surf Congressde hoje, subordinado ao tema “Living a life of purpose”, juntou, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana, quatro profissionais de vários países, que falaram sobre os benefícios do surf e sobre o impacto positivo que a modalidade pode desempenhar, ao longo do tempo, na vida das pessoas.

Heather David e Maureen Johnson, da University of St. Augustine, na Califórnia, partilharam conhecimentos sobre os benefícios do surf na saúde e no bem-estar das pessoas. Falaram sobre o “power of occupation of surfing” e ainda do surf como terapia ligada ao ciclo da saúde; Bruno Silva, da Escola Superior de Desporto e Lazer e do Surf Clube de Viana, explicou que o propósito do CAR Surf de Viana, na estratégia de desenvolvimento do surf para a vida, é baseado em parcerias e na investigação, visando fazer deste um exemplo de referência na investigação e no desenvolvimento do surf; e Amanda Witko, fisioterapeuta voluntária na associação Acess Surf, no Havai, e também treinadora da equipa de surf adaptado local, mostrou, com recurso a vídeos, exemplos de boas práticas do programa de surf adaptado, da prevenção de lesões e ainda do treino e avaliação da capacidade funcional dos atletas desta organização, na qual é voluntária.

Amanhã, a partir das 16h00 continua o congresso, no Centro de Alto Rendimento de Surf. O tema em debate será Accessible, tourism and sustainabilitye terá entre os seus oradores: Ricardo Carvalhido, vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento na Câmara Municipal de Viana do Castelo; Goretti Silva (Escola Superior de Tecnologias e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo); Renato Bentes (Surf Clube de Viana); e Afonso Teixeira (Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation– STOKE).

O 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado tem organização do Surf Clube de Viana, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Também pode assistir ao EuroSurf Adaptive2019 em livestream, no website do SCVhttp://www.surfingviana.com/

Boas Ondas! Melhor Surf!

Leaderboard EuroSurf Adaptive:
AS1
1º Camilo Abdula (Portugal)
2º Phillipe Naud (França)
3º Benoit Moreau (França)
4º Ibon Muguerza (Espanha)
5º Joseba Mercader (Espanha)
5º Chantal Pistelli (Itália)
AS2
1º Eric D’Argent (França)
2º Llywelyn Williams (País de Gales)
3º Maxime Cabane (França)
4º Lischka Eva (Germany)
AS2 Ladies
1ª Laura Dominguez (França)
2ª Lischka Eva (Germany)
AS4
1º Marcos Tapia (Espanha)
2º Massimiliano Mattei (Itália)
3º Pierre Pochat (França)
4º Johannes Laing (Alemanha)
5º Nuno Maltez ((Portugal)
AS5
1º Nuno Vitorino (Portugal)
2º Angel Feria (Espanha)
3º Cedrick Montagney (França)
AS5 Ladies
1ª Kattel Ropert (França)
2ª Sandra Vendrell (Espanha)
ASVI
1º Aitor Francescena (Espanha)
2º Gwendal Halna Du Fretay (France)
3º Marta Jordão Paço (Portugal)
4º Matteo Fancchini (Itália)
ASVI Ladies
1ª Marta Jordão Paço (Portugal)
2ª Carmen Lopez Garcia (Espanha)