Surf Clube de Viana

«O Sentido de inovação, perseverança e rigor, que sempre norteou o Surf Clube de Viana, inspira com certeza nos seus atletas a coragem com humildade, o estoicismo, o companheirismo, a solidariedade(…) e o “fair-play”, que são qualidades fundamentais na vida e no desporto.»

Pedro Martins de Lima, "pioneiro do surf" em Portugal

Fundado em 1989, o Surf Clube de Viana (SCV) cimentou a sua posição no panorama nacional como a 1ª Escola de Surf de Portugal. O espírito aventureiro desta associação sem fins lucrativos é um reflexo da cultura corporativa assente nos pilares da inovação, da perseverança e do rigor, que lhe permitiu construir um registo invejável desde 1989, ajudando, de forma decisiva, a escrever a história nacional e mundial do surf.

O SCV, rapidamente, ganhou reconhecimento, graças à sua excelente capacidade de organização de grandes eventos, como campeonatos do mundo, europeus, nacionais e regionais. Também tem vindo a distinguir-se pelo seu importante papel formativo, pelo impulso à pedagogia e ao progresso desta modalidade, através de desporto escolar, de programas de inclusão social, de encontros de surf adaptado, de intercâmbios, de concertos, exposições, workshops, cursos de formação, de ações de sensibilização e educação ambiental, de film festivals e inclusive de surf.

«A vertente mais interessante do Surf Clube de Viana está inscrita na sua capacidade de promover e democratizar a atividade desportiva, de encontrar as parcerias necessárias para chegar a todos aqueles que estão ainda na periferia ou para lutar por causas», refere Maria José Guerreiro, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana.

O Clube que, durante dois anos, acolheu, na sua sede, a FPS e, mais tarde também por dois anos, a European Surfing Federation, tornou-se num agente dinâmico cujo contributo desportivo/ social/ económico/ ambiental tem sido decisivo para a promoção do desporto, da cidade, da região e do país.

Também o seu importante papel no desenvolvimento turístico é inegável e o seu reforço tem vindo a ser feito, sobretudo, através de vários projetos de cooperação internacional dos quais é parceiro.

Atualmente, o SCV está encarregue da gestão do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana, onde estabeleceu a sua sede.

Continua, ativamente, a apostar na formação de novos praticantes e no apoio a atletas, assim como na realização de eventos.



Somos Surf! Somos Clube! Somos Viana!